Ontem comemoramos um dia histórico.
O Dia do Palmeiras.
O Dia da Arrancada Heróica de 1942.
Momento para ser lembrado sempre.
Passamos por cima de um dos piores momentos de nossa história de maneira digna e vencedora.
Este é o nosso Palmeiras. Eterno Campeão!
[...] uma data especial para toda a coletividade alviverde. Trata-se do Dia do Palmeiras, que marca a mudança de nome do clube: de Palestra Itália a Sociedade Esportiva Palmeiras. A data foi oficializada pela Câmara dos Vereadores de São Paulo em 2005 e, desde então, tornou-se oficial da cidade.
O feito que deu origem à chamada "Arrancada Heróica" ocorreu justamente no dia 20 de setembro de 1942. O mundo enfrentava a 2ª Guerra Mundial e, por aqui, a perseguição aos italianos e às suas instituições era enorme. A solução encontrada foi a troca do nome.
Assim, em 16 de abril de 1942, decidiu-se pela mudança de Palestra Itália para “Sociedade Esportiva Palestra de São Paulo”. A mudança não aplacou as pressões políticas e até esportivas. Sob pena de perder seu patrimônio para outro clube e ser retirado do campeonato que liderava (o Paulista), o Palestra viu-se obrigado a mudar novamente de nome.
Na véspera da final do Campeonato Paulista, a diretoria palestrina, em reunião tensa, mudou o nome do clube. “Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”, afirmou na ocasião dr. Mario Minervino.
A partida final, no dia 20 de setembro de 1942, em um Pacaembu lotado, foi tensa. Nosso adversário foi o São Paulo Futebol Clube, com quem os ânimos estavam acirrados no episódio da troca de nome. O Palmeiras sobe ao campo, em sua primeira partida com o novo nome, carregando uma bandeira do Brasil. No final, vitória por 3 a 1, fuga de campo dos são-paulinos e o Palmeiras campeão. Nos jornais, as manchetes mostravam: “Morreu líder, nasceu campeão”. (Fonte: www.palmeiras.com.br)
0 comentários:
Postar um comentário