domingo, 6 de janeiro de 2008

José Romeiro Cardoso Neto - O Sputnik Brasileiro

Faleceu ontem (05/01) em SP aos 74 anos, vítima de infarto, José Romeiro Cardoso Neto, o SPUTNIK!

Ex-Ponta esquerda, Romeiro jogou no Palmeiras entre os anos de 1958 e 1962.

Um dos responsáveis pela conquista do Título do Supercampeonato Paulista de 59, Romeiro ficou conhecido como SPUTNIK pela potência de seus chutes.


Acima podemos ver a foto daquele timaço. Em pé: Djalma Santos, Valdir, Valdemar Carabina, Aldemar, Zequinha e Geraldo Scotto. Agachados: Julinho Botelho, Nardo, Américo Murolo, Chinesinho e Romeiro

Foto:
Site Milton Neves


Texto retirado do site Gazeta Esportiva:
Por Nelson Cilo

" Até parece coisa do outro mundo. Quatro décadas depois de encantar os palmeirenses e barbarizar os adversários, o ex-craque Romeiro resolve, enfim, abrir o jogo e contar um segredo aos torcedores que se rendiam, perplexos, aos chutes indefensáveis de um dos maiores personagens da história do futebol brasileiro. Segundo ele, a batida perfeita na bola, sempre de trivela, dependia de muita habilidade, claro. Daquele detalhe a mais reservado apenas aos jogadores iluminados. Mas, na hora do arremate fatal, era como se Romeiro redobrasse as energias nos pés e hipnotizasse os goleiros.

O mais importante gol de Romeiro surgiu de uma cobrança de falta, que assegurou os 2 a 1 da conquista do supercampeonato paulista de 1959. O Palmeiras conseguiu derrubar, nada mais, nada menos, do que o quase imbatível Santos de Pelé. "A bola encobriu a barreira. Acertou bem o ângulo. Me lembro que o Laércio nem se mexeu", recorda o herói da façanha alviverde,que ficou em terceiro na artilharia."



Dados

Nome completo: José Romeiro Cardoso Neto (03/07/1933)
Local de nascimento: Taboas-RJ
Estréia no Palmeiras: 21/12/1958 - Botafogo de Ribeirão Preto 0 x 3 Palmeiras (amistoso)
Despedida do clube: Flamengo 4 x 3 Palmeiras (amistoso)
Jogos: 114
Gols: 62
Desempenho: 70 vitórias - 22 empates - 22 derrotas
Títulos pelo Palmeiras: supercampeão paulista-59 (Palmeiras), brasileiro-63 (Palmeiras), bicampeão colombiano-63-64 (Milionários), campeão da Taça São Paulo de Juniores-70 (como técnico do Nacional-SP) e campeão estadual juvenil-71 (como treinador do Palmeiras).


Descanse em Paz!

1 comentários:

REPRESENTAÇÃO disse...

Gostaríamos que corrigisse o nome de meu pai José Romeiro Cardoso pois não existe neto no nome.É sópesquisar com nossa família que poderemos mostrar algum documento dele que comprove.

Atenciosamente,
José Carlos